Portfolio na formação inicial de Professores/Educadores
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Portfolio na formação inicial de Professores/Educadores
Na opinião de Loughram & Corrigan (1995), o portfolio na formação inicial de professores / educadores permite aos estudantes-professores / educadores documentar as suas próprias experiências, pensamentos, acções, e subsequente aprendizagem sobre como ensinar. Este facto pode ajudar o formando a articular melhor o seu próprio conhecimento profissional.
A utilização dos portfolios como ferramentas postas ao serviço da reflexão acolhe, acolhe do ponto de vista teórico, um forte suporte. Neste sentido, alguns dos seus defensores reivindincam que os portfolios proporcionam uma opurtunidade de estrutura, para os professores / educadores documentarem e descreverem o seu ensino, articularem o seu conhecimento profissional e reflectirem sobre o quê, como e porquê eles ensinam ( Loughran & Carrigan, 1995; wolf et al., 1995; Zubizarreta, 1994).
No entanto, essas reflexões, a compilar no portfolio, deverão ser mais do que meras descrições estáticas do dia-a-dia, devendo assumir-se como propulsoras da acção, mote para uma contínua indagação na e sobre a prática.
Retirado de: NUNES,João (2000) "O professor e a acção reflexiva, Portfolios, "Vês" heurísticos e mapas de conceitos como estratégicas de desenvolvimento profissional". Lisboa:Edições Asa.
A utilização dos portfolios como ferramentas postas ao serviço da reflexão acolhe, acolhe do ponto de vista teórico, um forte suporte. Neste sentido, alguns dos seus defensores reivindincam que os portfolios proporcionam uma opurtunidade de estrutura, para os professores / educadores documentarem e descreverem o seu ensino, articularem o seu conhecimento profissional e reflectirem sobre o quê, como e porquê eles ensinam ( Loughran & Carrigan, 1995; wolf et al., 1995; Zubizarreta, 1994).
No entanto, essas reflexões, a compilar no portfolio, deverão ser mais do que meras descrições estáticas do dia-a-dia, devendo assumir-se como propulsoras da acção, mote para uma contínua indagação na e sobre a prática.
Retirado de: NUNES,João (2000) "O professor e a acção reflexiva, Portfolios, "Vês" heurísticos e mapas de conceitos como estratégicas de desenvolvimento profissional". Lisboa:Edições Asa.
Andreia Vasco- Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/02/2008
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