ADP
2 participantes
Página 1 de 1
ADP
Pode-se considerar o modelo de Activação do Desenvolvimento Pedagógico como um Modelo Curricular
FilipaCarvalho- Mensagens : 37
Data de inscrição : 16/01/2008
Localização : Tugaland
Ser ou não ser, eis a questão?!...
Ora aqui está uma boa pergunta!... Mas vou "responder" com outra(s) pergunta(s):
Será mesmo esse o nome correcto do "modelo" em questão? Será ou não um modelo?curricular? O que distingue afinal um modelo curricular?
Se perguntas não faltam, as respostas também se hão-de encontrar
Aqui ficam pequenas pistas para ajudar
http://www.prof2000.pt/users/cmsilva/madp.htm
Será mesmo esse o nome correcto do "modelo" em questão? Será ou não um modelo?curricular? O que distingue afinal um modelo curricular?
Se perguntas não faltam, as respostas também se hão-de encontrar
Aqui ficam pequenas pistas para ajudar
http://www.prof2000.pt/users/cmsilva/madp.htm
ADP
«O modelos de Activação do Desenvolvimento Psicológico preconiza uma intervenção educativa que contribua para o desenvolvimento dos sujeitos em todos os seus aspectos. Esta intervenção activará assim o desenvolvimento, alargando o campo que o sujeito por experienciar num determinado momento do seu crescimento ou ultrapassando etapas com o aparecimento de comportamentos característicos de um determinado estádio de evolução.» (Cró, 1994)
«O modelo de Activação do Desenvolvimento Psicológico, concretiza-se na prática educativa da educação de infância, através da Pedagogia do Projecto.»
«A Pedagogia do Projecto pretende dar um sentido à vida, implicando-a voluntária e pessoalmente num processo que ela vai prosseguindo, projectando no seu tempo a acção futura. Assume a criança como elemento do grupo, como parte de uma vida comunitária, com as suas regras de funcionamento e negociações, integrando-a numa rede de interacções, as quais incluem também a família e o seu contexto, numa prespectiva integradora. Encoraja-a a colocar questões, resolver situações problemáticas, cultivando e desenvolvendo a vida inteligente da criança, enquanto, e citando Katz e Chard, activação "dos saberes e das competências, das sensibilidades estética, emocional e moral".»(Vasconcelos, 1998)
«O modelo de Activação do Desenvolvimento Psicológico, concretiza-se na prática educativa da educação de infância, através da Pedagogia do Projecto.»
«A Pedagogia do Projecto pretende dar um sentido à vida, implicando-a voluntária e pessoalmente num processo que ela vai prosseguindo, projectando no seu tempo a acção futura. Assume a criança como elemento do grupo, como parte de uma vida comunitária, com as suas regras de funcionamento e negociações, integrando-a numa rede de interacções, as quais incluem também a família e o seu contexto, numa prespectiva integradora. Encoraja-a a colocar questões, resolver situações problemáticas, cultivando e desenvolvendo a vida inteligente da criança, enquanto, e citando Katz e Chard, activação "dos saberes e das competências, das sensibilidades estética, emocional e moral".»(Vasconcelos, 1998)
FilipaCarvalho- Mensagens : 37
Data de inscrição : 16/01/2008
Localização : Tugaland
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|