Passagens de Modelos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Movimento Escola Moderna (M.E.M)

Ir para baixo

Movimento Escola Moderna (M.E.M) Empty Movimento Escola Moderna (M.E.M)

Mensagem  rosa Qua Fev 20, 2008 9:31 am

O Movimento da Escola Moderna (M.E.M) é um Modelo Curricular para o Jardim-de-Infância, cujo principal impulsionador foi Celestin Freinet, em 1966. O objectivo principal de Freinet era desenvover uam escola popular e centrada na criança, uma vez que era crítico da escola tradicional.
Este modelo centra-se na perspectiva de desenvolvimento das aprendizagens, através de uma interacção sociocentrada, radicada na herança sociocultural a redescobrir com o apoio dos pares e dos adultos, na linha de Vigotsky e de Bruner. Assim, está patente uma homologia epistemológica entre o ensino-aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural, isto porque a criança não é vista como um individuo isolado mas como parte de uma comunidade - “ Ninguém avança sozinho na aprendizagem, a cooperação é fundamental.”
É no envolvimento e na organização construídas paritariamente, em comunidade cultural e formativa, que se reconstituem, se recriam e se produzem os instrumentos (intelectuais e materiais), os objectos de cultura, os saberes e as técnicas através de processos de cooperação e interajuda (todos ensinam e aprendem).
Uma primeira condição em que se fundamenta a dinâmica social da actividade educativa no Jardim-de-Infância, concretamente neste modelo, é a da constituição dos grupos de crianças, não por níveis etários, mas, de forma vertical, integrando de preferência as várias idades para que se possa assegurar a heterogeneidade geracional e cultural que melhor garanta o respeito pelas diferenças individuais no exercício da interajuda e colaboração formativas que pressupõe este projecto de enriquecimento cognitivo e sociocultural. Uma outra condição, que se reporta historicamente ao trabalho inovador de Freinet, diz respeito à necessidade de se manter, permanentemente, um clima de livre expressão das crianças reforçado pela valorização pública das suas experiências de vida, das suas opiniões e ideias. Essa atitude tornar-se-á visível através da disponibilidade do educador para registar as mensagens das crianças, estimular a sua fala, as produções técnicas e artísticas e animar a circulação dessas realizações através de circuitos diversos que se alimentam desse labor de expor e comunicar. Indispensável se torna, igualmente, permitir às crianças o tempo lúdico da actividade exploratória das ideias, dos materiais ou dos documentos para que possa ocorrer a interrogação que suscite projectos de pesquisa, auto-propostos ou provocados pelo educador, que alimentam, afinal, um modelo educativo como o da Escola Moderna que implica o desenvolvimento em simultâneo de projectos diversificados no trabalho educativo.


Bibliografia: FORMOSINHO, J. (1996). Modelos curriculares para a educação de infância. Porto: Porto Editora

rosa

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos