Ilustrando alguns dos "dons de Froebel"
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O seu nome é Froebel... Frederick Froebel
Froebel nasceu em 1782 em Oberweibach (região sudeste da Alemanha), faleceu em 1852. Filho de um pastor protestante, os seus princípios filosóficos- eológicos apontam um Froebel com um espírito profundamente religioso que desejava manifestar ao exterior o que lhe acontecia interiormente: a sua união com Deus. Esses princípios e a sua crença determinaram alguns de seus postulados, como: o educando tem que ser tratado de acordo com a sua dignidade de filho de Deus, dentro de um clima de compreensão e liberdade. O educador é obrigado a respeitar o discípulo em toda sua integridade; deve manifestar-se como um guia experimentado e amigo fiel que com mão flexível, mas firme, exija e oriente. Não é somente um guia, mas também sujeito activo da educação: dá e recebe, orienta mas deixa em liberdade, é firme mas concede. O educador deve conhecer os diversos graus de desenvolvimento do homem para realizar sua tarefa com êxito, sendo três as fases de desenvolvimento: vão desde que o homem nasce até a adolescência.
As ideias de Froebel reformularam a educação. A essência da sua pedagogia são as ideias de actividade e liberdade.
As suas principais concepções educacionais são:
- a educação deve basear-se na evolução natural das atividades da criança.
- o objectivo do ensino é sempre extrair mais do homem do que colocar mais e mais dentro dele. A criança não deve ser iniciada em nenhum novo assunto enquanto não estiver madura para ele.
- o verdadeiro desenvolvimento advém de atividades espontâneas.
- na educação inicial da criança o brinquedo é um processo essencial.
- os currículos das escolas devem basear-se nas actividades e interesses de cada fase da vida da criança.
Para mais informações, consultar a fonte: http://www.centrorefeducacional.com.br/froebel.html
As ideias de Froebel reformularam a educação. A essência da sua pedagogia são as ideias de actividade e liberdade.
As suas principais concepções educacionais são:
- a educação deve basear-se na evolução natural das atividades da criança.
- o objectivo do ensino é sempre extrair mais do homem do que colocar mais e mais dentro dele. A criança não deve ser iniciada em nenhum novo assunto enquanto não estiver madura para ele.
- o verdadeiro desenvolvimento advém de atividades espontâneas.
- na educação inicial da criança o brinquedo é um processo essencial.
- os currículos das escolas devem basear-se nas actividades e interesses de cada fase da vida da criança.
Para mais informações, consultar a fonte: http://www.centrorefeducacional.com.br/froebel.html
FilipaCarvalho- Mensagens : 37
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