Para partilhar e reflectir...
2 participantes
Página 1 de 1
Para partilhar e reflectir...
Hoje, em conversa com uma amiga (professora de Secundário), ela partilhou comigo uma formação à qual assistiu na sua escola. Eu gostei tanto de pequenos momentos que ela me contou, sobre essa formação, que achei que devia partilhá-los com vocês, futuras Educadoras de Infância. A formação foi dirigida a professores de Secundário, mas eu senti que algumas coisas se poderiam adaptar a qualquer profissional ligado à área da Educação.
O melhor conceito que essa minha amiga partilhou comigo, levou-me a pensar imediatamente na tal diferenciação pedagógica que já falámos várias vezes, durante a nossa formação; foi depois de a ouvir contar-me isto, que decidi vir partilhá-lo com vocês. É algo que talvez se adapte melhor a professores de 1º, 2º e 3º ciclos, mas deixo-vos a mensagem, porque eu aceitei-a como sendo, também, dirigida a Educadoras de Infância. Também sei que é algo que já discutimos, várias vezes, durante as nossas aulas, mas eu achei interessante a forma como o conceito foi abordado e optei por partilhá-la com vocês.
É simples, e resume-se a algo do género:
- É preciso conhecermos as crianças, sabermos bem quem está à nossa frente, para ensinarmos alguma coisa. Podemos ser os melhores, relativamente aos conceitos científicos e aos conhecimentos que possuímos, mas se não conhecermos quem está à nossa frente, muito para além de um simples "corpo com um nome", não vamos conseguir ensinar-lhe alguma coisa, nunca. Não basta olharmos para uma criança e pensar: "Aquele é (só) o João."; devemos olhá-lo muito para além disso... Só assim conseguiremos ensinar-lhe alguma coisa.
E é tudo.
O resto é com vocês! *
O melhor conceito que essa minha amiga partilhou comigo, levou-me a pensar imediatamente na tal diferenciação pedagógica que já falámos várias vezes, durante a nossa formação; foi depois de a ouvir contar-me isto, que decidi vir partilhá-lo com vocês. É algo que talvez se adapte melhor a professores de 1º, 2º e 3º ciclos, mas deixo-vos a mensagem, porque eu aceitei-a como sendo, também, dirigida a Educadoras de Infância. Também sei que é algo que já discutimos, várias vezes, durante as nossas aulas, mas eu achei interessante a forma como o conceito foi abordado e optei por partilhá-la com vocês.
É simples, e resume-se a algo do género:
- É preciso conhecermos as crianças, sabermos bem quem está à nossa frente, para ensinarmos alguma coisa. Podemos ser os melhores, relativamente aos conceitos científicos e aos conhecimentos que possuímos, mas se não conhecermos quem está à nossa frente, muito para além de um simples "corpo com um nome", não vamos conseguir ensinar-lhe alguma coisa, nunca. Não basta olharmos para uma criança e pensar: "Aquele é (só) o João."; devemos olhá-lo muito para além disso... Só assim conseguiremos ensinar-lhe alguma coisa.
E é tudo.
O resto é com vocês! *
InêsSantos- Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/02/2008
Tópicos semelhantes
» Para uma boa leitura...
» Propostas Curriculares para Creche
» Para quem quiser ficar a saber mais...
» Propostas Curriculares para Creche
» Para quem quiser ficar a saber mais...
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|