Passagens de Modelos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portfolio na formação inicial de Professores/Educadores

Ir para baixo

Portfolio na formação inicial de Professores/Educadores Empty Portfolio na formação inicial de Professores/Educadores

Mensagem  Andreia Vasco Qua Mar 05, 2008 2:57 pm

Na opinião de Loughram & Corrigan (1995), o portfolio na formação inicial de professores / educadores permite aos estudantes-professores / educadores documentar as suas próprias experiências, pensamentos, acções, e subsequente aprendizagem sobre como ensinar. Este facto pode ajudar o formando a articular melhor o seu próprio conhecimento profissional.
A utilização dos portfolios como ferramentas postas ao serviço da reflexão acolhe, acolhe do ponto de vista teórico, um forte suporte. Neste sentido, alguns dos seus defensores reivindincam que os portfolios proporcionam uma opurtunidade de estrutura, para os professores / educadores documentarem e descreverem o seu ensino, articularem o seu conhecimento profissional e reflectirem sobre o quê, como e porquê eles ensinam ( Loughran & Carrigan, 1995; wolf et al., 1995; Zubizarreta, 1994).
No entanto, essas reflexões, a compilar no portfolio, deverão ser mais do que meras descrições estáticas do dia-a-dia, devendo assumir-se como propulsoras da acção, mote para uma contínua indagação na e sobre a prática.

Retirado de: NUNES,João (2000) "O professor e a acção reflexiva, Portfolios, "Vês" heurísticos e mapas de conceitos como estratégicas de desenvolvimento profissional". Lisboa:Edições Asa.

Andreia Vasco

Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos