Portfolio na formação inicial de Professores/Educadores

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Portfolio na formação inicial de Professores/Educadores

Mensagem  Andreia Vasco em Qua Mar 05, 2008 2:57 pm

Na opinião de Loughram & Corrigan (1995), o portfolio na formação inicial de professores / educadores permite aos estudantes-professores / educadores documentar as suas próprias experiências, pensamentos, acções, e subsequente aprendizagem sobre como ensinar. Este facto pode ajudar o formando a articular melhor o seu próprio conhecimento profissional.
A utilização dos portfolios como ferramentas postas ao serviço da reflexão acolhe, acolhe do ponto de vista teórico, um forte suporte. Neste sentido, alguns dos seus defensores reivindincam que os portfolios proporcionam uma opurtunidade de estrutura, para os professores / educadores documentarem e descreverem o seu ensino, articularem o seu conhecimento profissional e reflectirem sobre o quê, como e porquê eles ensinam ( Loughran & Carrigan, 1995; wolf et al., 1995; Zubizarreta, 1994).
No entanto, essas reflexões, a compilar no portfolio, deverão ser mais do que meras descrições estáticas do dia-a-dia, devendo assumir-se como propulsoras da acção, mote para uma contínua indagação na e sobre a prática.

Retirado de: NUNES,João (2000) "O professor e a acção reflexiva, Portfolios, "Vês" heurísticos e mapas de conceitos como estratégicas de desenvolvimento profissional". Lisboa:Edições Asa.

Andreia Vasco

Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/02/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum