Movimento da Escola Moderna (MEM)

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Movimento da Escola Moderna (MEM)

Mensagem  ananunes em Qua Fev 27, 2008 12:46 pm

Trabalhar numa sala de Jardim de Infância de acordo com os princípios deste movimento implica uma dinâmica de organização cooperada do trabalho, onde cada criança participa, com tempos, espaços e instrumentos próprios de forma a nos organizarmos como grupo.


E este sistema faz parte de um modelo pedagógico que assenta numa prática democrática da gestão das actividades, dos materiais, do tempo e do espaço e pretende, através da acção dos educadores que dele fazem parte, proporcionar uma vivência demacrática e um desenvolvimento sócio-moral das crianças, garantindo a sua participação na gestão da vida da sala e da escola. Esta gestão é apoiada por instrumentos de pilotagem, registo e avaliação, tais como: mapa de presenças, mapa de actividades, mapa de tarefas, plano do dia, lista de projectos e o diário de grupo.
Este último é um instrumento mediador e operador da regulação social do grupo e interactiva que uma educação cooperada ou democrática pressupõe. No diário escrevem-se as ocorrências negativas e positivas do grupo, o que queremos fazer, saber ou mudar e o que fizemos. No final da semana o diário é lido, conversado e reflectido em grupo e a partir daqui constroem-se por exemplo as regras de convivência.
No dia-a-dia da sala, temos momentos de reunião, adultos e crianças,à volta da mesa em que planeamos o trabalho a ser realizado, em que partilhamos saberes, em que avaliamos trabalhos, tarefas e atitudes, em que comunicamos descobertas e aprendizagens.
O espaço educativo está organizado por áreas de trabalho de modo a permitir as crianças realizem actividades previamente escolhidas e por uma área polivalente para trabalho colectivo. A escolha e realização das actividades pressupõe um compromisso e uma responsabilização por parte delas. Os materiais encontram-se ao alcance e à sua disposição para que elas possam estar nas áreas de trabalho sozinhas, em pares ou em pequeno grupo. Todo o espaço da sala é enriquecedor com as produções das crianças que retratam e dão sentido à vida do grupo, apoiam as aprendizagens, sugerem e provocam projectos.

SABER, FAZER, MUDAR
O trabalho de aprendizagem curricular é feito essencialmente através de Projectos. Estes podem ser de produção: "queremos fazer", de pesquisa: "queremos saber" ou de intervenção:"queremos mudar". O ponto de partida de um projecto deverá ser os interesses das crianças e as interrogações por elas levantadas. Deste modo pretende-se que as aprendizagens conseguidas sejam significativas e pertinentes. Estas aprendizagens realizam-se duas a duas ou em pequenos grupos. Assim, as ela adquirem hábitos de questionamento e intervenção de uma forma activa, problematizando a realidade: "porque é que a trovoada seca é mais perigosa do que a trovoada com chuva Question ". Do desnvolvimento do prjecto faz parte a conculta de livros e outras fontes de pesquisa, execução das actividades, conversa e reflexão entre os mebros do grupo de traalho. A familia tem um papel importante na concepção de um projecto, pois é com certeza um dos recursos de informação a ser utilizado.
Um dos princípios estratégicos da intervenção educativa do MEM é a partilha de saberes e de produções culturais das crianças através de "Comunicações" como uma validação social do trabalho de produção e de aprendizagem. Isto quer dizer que sempre que um projecto termina existe um momento de comunicação ao grande grupo, e de seguida, um momento de reflexão de grande grupo sobre "o que é que nós aprendemos com este projecto". Os projectos são também comunicados às restantes salas do pré-escolar, podendo estas utilizá-los en futuros projectos como fontes de pesquisa.
As comunicações permitem que a criança organize mentalmente as suas aprendizagens, de forma a preparar o seu discurso oral para comunicar.
O exercício da profissão de educadora segundo o MEM proporciona às crianças uma verdadeira aprendizagem democrática, fomentando a liberdade de pensamento e de expressão, orientando as aprendizagens segundo as capacidades e necessidades de cada criança, ao mesmo tempo que o ambiente em que estão inseridos os estimula à descoberta, ao questionamento, à resolução de problemas, ao trabalho de grupo ou entre pares e ao saber estar em grupo. Idea

study Coisas de Criança, O Guia para Pais e Educadores de Infância 2007, "Na creche pela primeira vez". Tuttirév Editorial, Lda. Pág. 24 Texto: Paula Cunha (Creche e Jardim de Infância "O Botãozinho")
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