Passagens de Modelos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Movimento da Escola Moderna (MEM)

Ir para baixo

Movimento da Escola Moderna (MEM) Empty Movimento da Escola Moderna (MEM)

Mensagem  ananunes Qua Fev 27, 2008 12:46 pm

Trabalhar numa sala de Jardim de Infância de acordo com os princípios deste movimento implica uma dinâmica de organização cooperada do trabalho, onde cada criança participa, com tempos, espaços e instrumentos próprios de forma a nos organizarmos como grupo.


E este sistema faz parte de um modelo pedagógico que assenta numa prática democrática da gestão das actividades, dos materiais, do tempo e do espaço e pretende, através da acção dos educadores que dele fazem parte, proporcionar uma vivência demacrática e um desenvolvimento sócio-moral das crianças, garantindo a sua participação na gestão da vida da sala e da escola. Esta gestão é apoiada por instrumentos de pilotagem, registo e avaliação, tais como: mapa de presenças, mapa de actividades, mapa de tarefas, plano do dia, lista de projectos e o diário de grupo.
Este último é um instrumento mediador e operador da regulação social do grupo e interactiva que uma educação cooperada ou democrática pressupõe. No diário escrevem-se as ocorrências negativas e positivas do grupo, o que queremos fazer, saber ou mudar e o que fizemos. No final da semana o diário é lido, conversado e reflectido em grupo e a partir daqui constroem-se por exemplo as regras de convivência.
No dia-a-dia da sala, temos momentos de reunião, adultos e crianças,à volta da mesa em que planeamos o trabalho a ser realizado, em que partilhamos saberes, em que avaliamos trabalhos, tarefas e atitudes, em que comunicamos descobertas e aprendizagens.
O espaço educativo está organizado por áreas de trabalho de modo a permitir as crianças realizem actividades previamente escolhidas e por uma área polivalente para trabalho colectivo. A escolha e realização das actividades pressupõe um compromisso e uma responsabilização por parte delas. Os materiais encontram-se ao alcance e à sua disposição para que elas possam estar nas áreas de trabalho sozinhas, em pares ou em pequeno grupo. Todo o espaço da sala é enriquecedor com as produções das crianças que retratam e dão sentido à vida do grupo, apoiam as aprendizagens, sugerem e provocam projectos.

SABER, FAZER, MUDAR
O trabalho de aprendizagem curricular é feito essencialmente através de Projectos. Estes podem ser de produção: "queremos fazer", de pesquisa: "queremos saber" ou de intervenção:"queremos mudar". O ponto de partida de um projecto deverá ser os interesses das crianças e as interrogações por elas levantadas. Deste modo pretende-se que as aprendizagens conseguidas sejam significativas e pertinentes. Estas aprendizagens realizam-se duas a duas ou em pequenos grupos. Assim, as ela adquirem hábitos de questionamento e intervenção de uma forma activa, problematizando a realidade: "porque é que a trovoada seca é mais perigosa do que a trovoada com chuva Question ". Do desnvolvimento do prjecto faz parte a conculta de livros e outras fontes de pesquisa, execução das actividades, conversa e reflexão entre os mebros do grupo de traalho. A familia tem um papel importante na concepção de um projecto, pois é com certeza um dos recursos de informação a ser utilizado.
Um dos princípios estratégicos da intervenção educativa do MEM é a partilha de saberes e de produções culturais das crianças através de "Comunicações" como uma validação social do trabalho de produção e de aprendizagem. Isto quer dizer que sempre que um projecto termina existe um momento de comunicação ao grande grupo, e de seguida, um momento de reflexão de grande grupo sobre "o que é que nós aprendemos com este projecto". Os projectos são também comunicados às restantes salas do pré-escolar, podendo estas utilizá-los en futuros projectos como fontes de pesquisa.
As comunicações permitem que a criança organize mentalmente as suas aprendizagens, de forma a preparar o seu discurso oral para comunicar.
O exercício da profissão de educadora segundo o MEM proporciona às crianças uma verdadeira aprendizagem democrática, fomentando a liberdade de pensamento e de expressão, orientando as aprendizagens segundo as capacidades e necessidades de cada criança, ao mesmo tempo que o ambiente em que estão inseridos os estimula à descoberta, ao questionamento, à resolução de problemas, ao trabalho de grupo ou entre pares e ao saber estar em grupo. Idea

study Coisas de Criança, O Guia para Pais e Educadores de Infância 2007, "Na creche pela primeira vez". Tuttirév Editorial, Lda. Pág. 24 Texto: Paula Cunha (Creche e Jardim de Infância "O Botãozinho")
ananunes
ananunes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/02/2008
Localização : Porto - Paredes - Duas Igrejas

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos