High Scope

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

High Scope

Mensagem  rosa em Qua Fev 20, 2008 9:26 am

Segundo o meu ponto de vista creio que todos os itens do modelo curricular High Scope foram muito bem pensados e estruturados de acordo com o mundo da educação de infância.
Concretamente no que se refere à organização do espaço creio que é muito benéfico para as crianças estar dividido por áreas específicas, sendo que essa organização permite não só a realização de diferentes tipos de actividades como também múltiplas aprendizagens curriculares. E também porque esta organização da sala em áreas torna-se, no meu ver, numa necessidade indispensável à vida em grupo facilitando assim a interacção e a comunicação entre adultos/crianças e crianças/crianças e permitindo às crianças um mundo de experiências significativas. Creio ainda que esta organização do espaço em áreas com os seus respectivos materiais, estando estes visíveis, acessíveis e etiquetados é uma forma poderosíssima de passar mensagens implícitas às crianças e facilita a proposta de actividade do educador e, sobretudo, promove a escolha da criança.
Quanto à organização do tempo, penso ser, de extrema importância os contributos decisivos entre as crianças e os adultos. Mas considero que mais importante é que este possua uma estrutura flexível e que ofereça um enquadramento social das actividades apoiado na iniciativa das crianças por for a que estas não se saturem e com o objectivo de proporcionar-lhes um ambiente psicologicamente seguro e com significado.
No que se refere à interacção adulto/criança, e apesar de considerar que é deveras importante a partilha do controlo entres ambos penso que, por vezes, o educador poderia adoptar um papel mais interactivo e não apenas o de apoiar e guiar as crianças através das aventuras e das experiências que integram a aprendizagem pela acção. Reconheço ainda que é importante a criação de um clima de apoio por parte doa adultos de forma a ser conferida à criança uma maior possibilidade de acção, iniciativa e decisão.
O trabalho em equipa vincado por este modelo penso também ser um ponto a ressaltar de benéfico, na medida em que, permite e facilita a comunicação e a interacção e permite aprendizagens pela acção conjunta e permite a interiorização de valores inerentes e imprescindíveis ao trabalho em grupo.
A participação das famílias bem como a articulação com a comunidade acredito também serem aspectos positivos deste modelo, uma vez que as interacções são de extrema importância para o processo de desenvolvimento da criança a todos os níveis, e não só no interior do Jardim-de-infância como também no exterior.

rosa

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/02/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum