Um excelente livro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Um excelente livro

Mensagem  ananunes em Qui Fev 14, 2008 12:21 pm

HAYDEN Torey 2007 "A criança que não queria falar" Editorial Presença, Lisboa. ISBN 978-972-23-3684-0

Começei estes dias a ler este livro que fala de uma menina de 6 anos em que a mãe adolescente a abandona e que até então apenas conheceu um mundo onde foi severamente maltratada e abusada. Relatada pela própria professora, é uma histótia que, para lá da inspiração que poderá oferecer a todos os educadores que se ocupem de crianças com problemas,...
Esta criança recusada por todos os pais e professores aparenta vários riscos a quem está perto dela.

Estou a falar deste livro, porque o pouco que ainda li, refere muitos aspectos do que fomos aprendendo ao longo destes anos, e o facto de como se deverá lidar com estas crianças.
Falo disto aqui, porque por maior que seja o gosto e a preferencia por um modelo, exista a maior necessidade que é "será este adaptado às crianças, ao local e às necessidades destas?".
Neste livro a professora vai dizendo "tópico a tópico" o que está a fazer com a criança, e com o grupo. A maneira com está disposta a sala, o método de trabalho que utiliza, e como resolve o problema.
Fica aqui mencionado para quem quiser dar uma vista de olhos. Smile

avatar
ananunes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/02/2008
Localização : Porto - Paredes - Duas Igrejas

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Um excelente livro

Mensagem  InêsSantos em Sab Mar 01, 2008 7:59 am

Para responder e dar continuação à leitura, eu proponho o livro que se segue a esse, sendo da mesma autora e abordando assuntos desse tipo. Tal como a Ana referiu, são temas que discutimos nas aulas, nomeadamente nas de Educação Inclusiva. Além disso, como futuras Educadoras de Infância, é importante que estejamos informadas e preparadas para nos confrontarmos com crianças portadoras de qualquer um dos tipos de Necessidades Educativas Especiais.



Torey Hayden (2007). Os Filhos do Afecto. Editorial Presença.
ISBN: 9789722338226

« Depois de A Criança Que Não Queria Falar e A Menina Que Nunca Chorava, Torey Hayden regressa às lides literárias com casos de crianças problemáticas. Agora não é uma, mas são quatro as situações de meninos que sofrem desequilíbrios emocionais e que Hayden ajudou a ultrapassar e a transformar numa família coesa através da entreajuda e da partilha de experiências. As crianças foram deixadas ao seu cuidado porque mais ninguém queria lidar com a sua diferença. O grupo era composto por um rapaz autista que repetia as palavras das outras pessoas e nada mais dizia, uma menina de sete anos com danos cerebrais provocados por maus tratos familiares, um menino de dez anos traumatizado por ter visto a madrasta matar o pai e uma rapariga de doze anos que foi expulsa de uma escola católica quando ficou grávida. Com a ajuda da professora Torey Hayden, estas crianças conheceram o poder do amor e encontraram uma estrutura sólida sobre a qual se puderam desenvolver saudavelmente. »



InêsSantos

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/02/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum