Passagens de Modelos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Definições de curriculo ou modelo curricular

Ir para baixo

Definições de  curriculo ou modelo curricular Empty Definições de curriculo ou modelo curricular

Mensagem  faria Qui Fev 28, 2008 12:51 pm

Após, a minha pesquisa pude observar que é difícil encontrar uma definição de currículo ou de modelo curricular, pois esta, tende a variar de acordo com as tradições teóricas dos diversos autores que as formulam.
Sendo a definição apresentada por Evans (1982) e Spodek e Brown (1993), considerada como a mais abrangente, pois esta referem-se a ela como uma representação das componentes filosóficas, administrativas e pedagógicas consideradas essenciais num determinado programa educacional. Segundo Evans (1982), é uma representação abstracta, que funciona como uma base para o processo de tomada de decisão educacional, considerando ser a tradução dessas que permite que se fale de implementação de um determinado modelo curricular, permitindo também a sua investigação empírica. Neste sentido, um determinado modelo curricular não implica necessariamente uma uniformização das práticas, mas antes autoriza a sua diversidade, permitindo opções que, desejavelmente, se organizem como processos saturados de intencionalidade educativa, e que o essencial se podem construir como currículos diferenciados.
Já Spodek & Saracho (1998) defendem uma definição essencialmente lata, que o descreve como uma afirmação formal dos princípios essenciais, valores, processos e praticas que formam a base de tudo o que sucede num determinado contexto educativo, ou seja, do conjunto das experiências organizadas de forma a oferecer oportunidades formais e informais de aprendizagem para as crianças num determinado ambiente educativo. Sendo considerados como seus elementos fundamentais, a intencionalidade expressa na definição deliberada das suas finalidades, a explicitação dos meios necessários à sua concretização e o planeamento das oportunidades e experiências educativas que lhe estão associados.
Nomeadamente Silva (1996), parece-lhe consensual a ideia de que um currículo em educação de infância e sobretudo no que se refere à creche, inclui tudo o que aí acontece, desde as rotinas, as interacções com os pares, com os adultos e com o ambiente, bem como as experiências de aprendizagem, tanto planeadas como espontâneas.
Já em Portugal diversos investigadores assinalam que a maioria dos educadores não explicita um modelo claro de intervenção pedagógica, sendo em geral as praticas definidas como “ecléticas” e sem que haja uma explicação das suas influencias mais determinantes.
Assim sendo, alguns modelos praticados em Portugal são, o modelo dos Jardins-escola João de Deus, o do Movimento da Escola Moderna, o modelo High/Scope (ou currículo de Orientação Cognitiva) e abordagem metodológica conhecida por Trabalho de Projecto também referenciada em termos de Pedagogia de Projecto). Tratando os três primeiros como modelos mais diferenciados, a sua implementação parece corresponder a experiências mais restritas, embora sejam descritos como não experimentais, sendo sobretudo a metodologia de Trabalho de Projecto (ou a Pedagogia de Projecto) e que emerge, nomeadamente na investigação conduzida por Bairrão, como a mais difundida entre os educadores portugueses.
Documentação cedida pela docente da Unidade Curricular de Intervenção Precoce e Atendimento à 1ª Infância, Ana Coelho.

faria

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/02/2008
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos