M.E.M. em Portugal
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M.E.M. em Portugal
O Centro Helen Keller, a partir de 1960, torna-se num espaço priveligiado para a divulgação das técnicas de Freinet em Portugal, funcionando como laboratório de experimentação das inovações desto pedagogo francês. Este facto marco o início da divulgação das técnicas Freinet. (NUNES, 2002)
Em 1966 é fundado o Movimento da Escola Moderna em Portugal, pela mão de Rosalina Gomes de Almeida e Sérgio Niza. Surge da fusão de três práticas pedagógicas convergentes: a integração educativa, a prática de integração de crianças deficientes visuais do Centro Helen Keller e do Curso de Aperfeiçoamento Profissional, organizado por Rui Grácio entre 1963 e 1966, com o apoio do Sindicato Nacional de Professores. (SERRA, 2004)
O modelo português tem vindo a ser contextualizado teoricamente pela reflexão dos professores portugueses que vêm desenvolvendo. Segundo Sérgio Niza, "o persistente esforço de reflexão epistemológico-didáctico feito ao longo de mais um quarto de século pelo MEM, em Portugal, fê-lo diferenciar.se de outros movimentos europeus de Escola Moderna: essa originalidade ocorreu por se ter instituído como movimento de autoformação cooperada de docentes (nos vários graus de ensino) cujos práticas educativas constituem ensaios estratégicos e metodológicos sustentados por uma reflexão teória permanente". (NIZA: 1998).
Bibliografia:
NIZA, Sérgio (1998) O Modelo Curricular de Educação Pré-Escolar da Escola Moderna in FORMOSINHO, Júlia (1998) Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto: Porto Editora
NUNES, António (2002) FREINET - actualidade pedagógica de uma obra. Porto: Edições Asa
SERRA, Célia (2004) Currículo na Educação Pré-Escolar e Articulação Curricular com o 1.º Ciclo de Ensino Básico. Porto: Porto Editora
Em 1966 é fundado o Movimento da Escola Moderna em Portugal, pela mão de Rosalina Gomes de Almeida e Sérgio Niza. Surge da fusão de três práticas pedagógicas convergentes: a integração educativa, a prática de integração de crianças deficientes visuais do Centro Helen Keller e do Curso de Aperfeiçoamento Profissional, organizado por Rui Grácio entre 1963 e 1966, com o apoio do Sindicato Nacional de Professores. (SERRA, 2004)
O modelo português tem vindo a ser contextualizado teoricamente pela reflexão dos professores portugueses que vêm desenvolvendo. Segundo Sérgio Niza, "o persistente esforço de reflexão epistemológico-didáctico feito ao longo de mais um quarto de século pelo MEM, em Portugal, fê-lo diferenciar.se de outros movimentos europeus de Escola Moderna: essa originalidade ocorreu por se ter instituído como movimento de autoformação cooperada de docentes (nos vários graus de ensino) cujos práticas educativas constituem ensaios estratégicos e metodológicos sustentados por uma reflexão teória permanente". (NIZA: 1998).
Bibliografia:
NIZA, Sérgio (1998) O Modelo Curricular de Educação Pré-Escolar da Escola Moderna in FORMOSINHO, Júlia (1998) Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto: Porto Editora
NUNES, António (2002) FREINET - actualidade pedagógica de uma obra. Porto: Edições Asa
SERRA, Célia (2004) Currículo na Educação Pré-Escolar e Articulação Curricular com o 1.º Ciclo de Ensino Básico. Porto: Porto Editora
FilipaCarvalho- Mensagens : 37
Data de inscrição : 16/01/2008
Localização : Tugaland
Movimento da Escola Moderna, em Portugal.
Os antecedentes;
A fundação do MEM - 1966;
Em 1974 e anos seguintes.
Consultar em:
http://web.educom.pt/margaridabelchior/mem.htm
A fundação do MEM - 1966;
Em 1974 e anos seguintes.
Consultar em:
http://web.educom.pt/margaridabelchior/mem.htm
Inês San- Convidado
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