Pedagogia Waldorf
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Pedagogia Waldorf
A pedagogia Waldorf surgiu em 1919, em Estugarda, na Alemanha, pela mão de Rudolf Steiner (filósofo, cientista e artista austríaco), numa escola criada para os filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astória. A sua pedagogia caracterizava-se por métodos pedagógicos revolucionários e acabou por se espalhar pelo mundo inteiro, sendo hoje adoptada em mais de 600 escolas de 32 países.
Steiner preconizava um ensino adaptado ao desenvolvimento da criança, através de uma pedagogia holística, que a considerava dos pontos de vista físico, anímico e espiritual. O seu objectivo era contribuir para a formação de adultos conscientes, livres, afectivamente equilibrados, criativos, com sensibilidade social, respeitadores da natureza, com boa preparação intelectual e com capacidade para enfrentar os desafios, para definir os seus objectivos pessoais e para lutar por eles. Os domínios físico, anímico e espiritual são trabalhados de forma intencional nas aulas: as actividades físicas desenvolvem o querer (agir); as actividades artísticas promovem o sentir; o pensar é cultivado por actividades diferenciadas de acordo com o desenvolvimento da criança, que começam pelo fomento da imaginação através de contos, lendas e mitos, progredindo até ao pensamento abstracto, científico. A aquisição do conhecimento inicia-se com a experiência, surgindo o conceito apenas posteriormente. O desenvolvimento cognitivo caminha a par com o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, bem como do sentido de responsabilidade para com a Natureza e as outras pessoas. Todas as aprendizagens têm como pano de fundo a arte. Trata-se de uma pedagogia que pretende criar entusiasmo e gosto pela aprendizagem, sem competição e respeitando o ritmo e as características de cada aluno.
Steiner preconizava um ensino adaptado ao desenvolvimento da criança, através de uma pedagogia holística, que a considerava dos pontos de vista físico, anímico e espiritual. O seu objectivo era contribuir para a formação de adultos conscientes, livres, afectivamente equilibrados, criativos, com sensibilidade social, respeitadores da natureza, com boa preparação intelectual e com capacidade para enfrentar os desafios, para definir os seus objectivos pessoais e para lutar por eles. Os domínios físico, anímico e espiritual são trabalhados de forma intencional nas aulas: as actividades físicas desenvolvem o querer (agir); as actividades artísticas promovem o sentir; o pensar é cultivado por actividades diferenciadas de acordo com o desenvolvimento da criança, que começam pelo fomento da imaginação através de contos, lendas e mitos, progredindo até ao pensamento abstracto, científico. A aquisição do conhecimento inicia-se com a experiência, surgindo o conceito apenas posteriormente. O desenvolvimento cognitivo caminha a par com o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, bem como do sentido de responsabilidade para com a Natureza e as outras pessoas. Todas as aprendizagens têm como pano de fundo a arte. Trata-se de uma pedagogia que pretende criar entusiasmo e gosto pela aprendizagem, sem competição e respeitando o ritmo e as características de cada aluno.
Fonte: http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=103762311BC23A1FE0440003BA2C8E70&channelid=0&schemaid=&opsel=2
FilipaCarvalho- Mensagens : 37
Data de inscrição : 16/01/2008
Localização : Tugaland
Nova porta entreaberta...
EUREKA!!!
Aqui está o nosso fórum a servir para desvendar uma corrente pedagógica, que não tivemos oportunidade de conhecer...
Já temos mais um nome de referência: Rudolf Steiner. Quem era o senhor? Era educador de infância?!
Aqui fica mais uma porta entreaberta, entrem por ela e passeiem-se nestes "Jardins de Descobertas":
:@:http://www.federacaoescolaswaldorf.org.br/pedrs.htm
Aqui está o nosso fórum a servir para desvendar uma corrente pedagógica, que não tivemos oportunidade de conhecer...
Já temos mais um nome de referência: Rudolf Steiner. Quem era o senhor? Era educador de infância?!
Aqui fica mais uma porta entreaberta, entrem por ela e passeiem-se nestes "Jardins de Descobertas":
:@:http://www.federacaoescolaswaldorf.org.br/pedrs.htm
Re: Pedagogia Waldorf
[quote="fmavcarvalho"]
«Steiner preconizava um ensino adaptado ao desenvolvimento da criança, através de uma pedagogia holística, que a considerava dos pontos de vista físico, anímico e espiritual.»
Cá está um bom rastilho para mais uma explosão de conhecimento.
Alguém sabe o que é "uma pedagogia holística"
«Steiner preconizava um ensino adaptado ao desenvolvimento da criança, através de uma pedagogia holística, que a considerava dos pontos de vista físico, anímico e espiritual.»
Cá está um bom rastilho para mais uma explosão de conhecimento.
Alguém sabe o que é "uma pedagogia holística"
Pedagogia Holística
A Pedagogia Waldorf, conhecida no mundo inteiro, busca o desenvolvimento integral e harmonioso de todas as capacidade da criança como ser físico, psíquico, social e espiritual. Tem como base para isso, um profundo conhecimento do homem e suas etapas de desenvolvimento com suas leis e ritmos próprios.
Fonte: http://www.associacaotravessia.org.br/html/pedagogia.html
holismo
do Gr. hólos, todo
s. m., Filos.,
doutrina que defende que o todo não é a mera soma das partes e que tem propriedades que faltam aos elementos individuais que o constituem (sobretudo, em relação ao ser vivo).
do Gr. hólos, todo
s. m., Filos.,
doutrina que defende que o todo não é a mera soma das partes e que tem propriedades que faltam aos elementos individuais que o constituem (sobretudo, em relação ao ser vivo).
Fonte: http://www.priberam.com/dlpo/definir_resultados.aspx
FilipaCarvalho- Mensagens : 37
Data de inscrição : 16/01/2008
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Visão Holística da Educação
http://fmaria.wordpress.com/visao-holistica-da-educacao/
FilipaCarvalho- Mensagens : 37
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